top of page
  • Foto do escritorVictor Tarini

Remédio Para Emagrecer: Vale a Pena?

Você já teve vontade de tomar alguma coisa milagrosa para produzir uma mudança instantânea no seu corpo? Se disser que não, então está mentindo. Me recordo uma vez, há muitos anos, quando ainda era um office-boy e fui assistir no cinema a estreia do filme “comando para matar” do Arnold Schwarzenegger. Impressionante! O Cara era uma montanha de músculos! Até então, eu só tinha visto caras fortes assim nos desenhos da Marvel. Ao final do filme notei que várias pessoas saiam da sala de cinema com o peito estufado, braços abertos e cara de mau (inclusive eu. Rs). Pensei: “Nossa, deve ser muito legal ser fortão assim. Se houvesse uma fórmula mágica, tipo Capitão América, uma máquina onde se entrasse e minutos depois nós saíssemos superfortes, já pensou?” Pois é, assim seria muito fácil não é mesmo? Mas, a realidade é outra.


Remédio para emagrecer


Toda Mudança Tem Um Preço


Qualquer que seja a mudança que você deseje dependerá sempre de disciplina e muita força de vontade. Todos os dias me deparo com gente a procura de mudança. Emagrecimento, condicionamento, hipertrofia muscular e saúde são as metas mais frequentes. O que não é frequente é encontrar o mesmo número de pessoas dispostas a se submeterem ao processo convencional que consiste de treinos diários, mudança de hábitos alimentares e persistência, muita persistência. É muito comum que “especialistas” da área da saúde se pronunciem em defesa do uso de uma ou outra “substância” para facilitar o processo em busca de algum objetivo qualquer (p. ex. hipertrofia muscular, emagrecimento, condicionamento etc.).


Remédio Substitui Exercício e Dieta?


A pergunta é: “Será que tais substâncias irão substituir os exercícios e a dieta?” Ultimamente tem crescido a frequência de reportagens e matérias jornalísticas sobre a aplicação de um remédio no tratamento da obesidade. Uma droga originalmente usada no tratamento do diabetes, a Semaglutida. Recentemente a ANVISA aprovou o uso dessa substância no tratamento da obesidade. Não demorou muito para aparecer uma porção de “especialistas” em emagrecimento defendendo o uso do remédio no tratamento da obesidade. Como se já não fosse suficiente, ainda dizem que exercício e dieta são ineficazes para emagrecer e que são os verdadeiros responsáveis pelo “efeito sanfona”.


pessoas praticando exercício físico em uma aula

Inversão de Papéis


Olha, quando assisti pela televisão uma médica dizer que exercício e dieta eram os reais responsáveis pelo efeito sanfona eu quase dei uma de “torcedor fanático que quebra a tv quando o time que torce toma gol em final de campeonato”. Pensei comigo: “até que ponto um ser humano pode chegar para tentar se promover...” Preste atenção, são tantos os efeitos colaterais relacionados ao uso da semaglutida que, realmente não sei se é correto dizer que quem toma remédio para emagrecer não tem força de vontade. Tem que querer muito ficar magro pra aguentar tanto sofrimento, fora o custo que é altíssimo. Só não avisaram que se você parar de tomar vai engordar mais rápido ainda! Ah, ta bom... Se você parar de comer direitinho e de se exercitar também vai engordar. Mas, nesse caso estamos falando de algo natural, que faz parte da nossa vida desde os primórdios da origem do homem na terra. Comer é comer, né? A gente já sabe. Mas, exercício físico é algo que nossos avós fizeram mais do que nossos pais e nossos pais fizeram mais do que nós! Se deixar, nossos filhos não fugirão à regra, ou seja, aos poucos estamos deixando de fazer exercícios. Dá para entender? A conta não fecha! Parar de comer ninguém quer, né?

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Buscando um nutricionista?

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta 9h - 19h || Sábado 9h - 13h

Precisando de um nutricionista?

bottom of page