top of page

Processo Reverso

  • Foto do escritor: Victor Tarini
    Victor Tarini
  • 10 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Emagrecer está mais na mente do que em exercícios ou dieta. Digo isso porque às vezes me sinto mais terapeuta do que nutricionista. Já perdi a conta do número de vezes em que me vi “analisando” meus pacientes. Tentando entender como foi que o sobrepeso ocorreu, vou vasculhando a rotina dos indivíduos à procura de algum indício, algo que revele a mim e ao paciente como tudo começou. Na maioria das vezes, uma mudança no curso da vida como matrimônio, mudança de endereço, de jornada de trabalho, ou mesmo de horário de trabalho, já é suficiente para gerar o que chamamos de “ansiedade”.


Ansiedade e ganho de peso

Ansiedade


Parece que toda vez que rompemos um ciclo (até que um novo ciclo se estabeleça), ficamos à deriva em incertezas que nos levam a um descontrole racional, funcionando à partir daí por instinto. “Vou dar uma viajada agora, então não repare. Fique tranquilo em não concordar, isto é só uma reflexão”. Em situações semelhantes, o instinto a que me refiro é o de sobrevivência, então sem perceber passamos a comer mais e também a nos expormos menos, o que significa ficar mais tempo dentro de casa.


Pandemia


Alguém aí passou por algo semelhante nos últimos três anos? A pandemia foi entre outras coisas um “marco emocional” na vida de milhões de pessoas, elevando ainda mais os (já elevados) níveis de ansiedade. Desde o início da pandemia (marco também para o aumento do home-office), atendi pessoas com queixas muito semelhantes, ganho de peso, sedentarismo, compulsão alimentar e ansiedade, muita ansiedade. Mas, quem não ficou ansioso diante daquele cenário? Durante o “Lockdown” havia pouco a se fazer, as academias fecharam, as ruas ficaram desertas e o medo da doença tomou conta das pessoas. O que sobrou para fazer dentro de casa? Comer! Para muitas pessoas isso não causou muita mudança, mas para aquelas que faziam algum esforço para se manterem em forma, o isolamento fez um estrago.


Pandemia e o ganho de peso

Recuperei Tudo Doutor!


Dentre os pacientes que atendi nestas circunstâncias um chamou mais a atenção: Doutor, recuperei todo o peso perdido. Sinto que rasguei dinheiro com meu processo de emagrecimento dá vontade de desistir de tudo e deixar a natureza agir. Estou farto! Deu para perceber na fala dele que havia uma certa revolta e que, naquele momento a emoção comandava os seus pensamentos. Então pedi a ele que fosse ao consultório para conversarmos. Agendamos o retorno e na avaliação foi constatado que de fato, havia recuperado o peso perdido antes da pandemia. “Está vendo aí doutor, dois anos de dedicação jogados fora em seis meses de pandemia...” Dá para entender a revolta. O que não dá para entender é a falta de compreensão sobre “o que” causou a recidiva do ganho de peso. Então eu Disse: “O que mudou desde o início da pandemia? Ele respondeu: “Ah, a academia fechou, não tinha onde treinar, fiquei de home-office, minha esposa e filhos também, então chegou uma hora que ninguém aguentava mais ficar só dentro de casa, comíamos o dia inteiro, muita comida comprada pronta e por aí vai...” A meu ver, tudo o que precisa ser feito é dar “meia volta” e retomar os hábitos perdidos.


Meia Volta, Volver!


O processo reverso consiste em retomar gradualmente as ações que te levaram ao emagrecimento. Com o fim do isolamento social e reabertura das academias, foi possível retomar a prática de exercícios. Porém, o resgate não se limita à retomada dos exercícios, mas também a volta das boas práticas alimentares. Quer saber por que você engordou? Pare e pense, O que você deixou de fazer e o que você passou a comer. Você encontrará a resposta. Costumo fazer uma analogia entre a correnteza de um rio e a vida. Tal qual a correnteza, a vida não para. Se quiser subir o rio contra a corrente vai ter que fazer muita força e não poderá parar, caso contrário, o rio te levará de volta ao seu ponto de partida. Portanto, quer voltar a emagrecer? Não pode parar de fazer aquilo que te levou a ficar magro. Os anos passam depressa, a única garantia que temos é de que estamos envelhecendo diariamente. O que cabe a cada um é escolher como quer envelhecer. Definitivamente não podemos parar de treinar. Alguém aqui fica sem comer? Com certeza não. Quer equilibrar a balança entre o que come e o peso que deseja ter? Então acrescente o exercício na medida certa.

Comments


Buscando um nutricionista?

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta 9h - 19h || Sábado 9h - 13h

Precisando de um nutricionista?

bottom of page