top of page

Cortar Calorias Funciona?

  • Foto do escritor: Victor Tarini
    Victor Tarini
  • 10 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

A maneira mais comum de se começar um processo de emagrecimento é o corte de calorias. Você define qual refeição vai deixar de fazer e pronto! Foi dado o “ponta pé inicial para a perda da barriga ou dos culotes ou simplesmente do peso. Ao longo dos anos que trabalho com nutrição, já vi de tudo. Gente que corta o café da manhã, gente que corta o jantar, gente que corta o café da manhã e o jantar, gente que corta o carboidrato, o refrigerante, o doce, enfim, muita gente que corta. A queixa que vem a seguir é: “Doutor, eu cortei tudo e continuo com a gordura aqui! Não sei mais o que fazer.” O choque seguinte vem com a surpresa da dieta, todo sacrifício empreendido durante o “corte de calorias” resultou numa perda substancial de água, músculos e pouca gordura. Parece até uma conspiração do universo! Não parece fazer sentido, afinal de contas, se reduzir a oferta de energia vinda dos alimentos, o corpo precisará recorrer às próprias reservas para compensar a perda, certo?



Modo Econômico


O que a gente não contava é que o nosso corpo se ajusta à uma redução na oferta de energia, diminuindo o “ritmo do metabolismo”. Muito semelhante a alguns “Smartphones” que, quando estão com menos de 20% de carga na bateria oferecem entrar em “modo econômico”, a partir da suspensão de funções inteligentes. Portanto, se você quiser emagrecer só comendo menos, pode se deparar com esta situação. Isso é tão verdadeiro que, a maioria dos pacientes que atendo com o intuito de emagrecer, se surpreendem com a grande quantidade de comida que deverão passar a comer “para emagrecer”. Muitos pacientes saem do consultório incrédulos. Gasto mais tempo explicando a estratégia por detrás da dieta do que propriamente elaborando. Não é fácil aceitar que comer mais vai te fazer emagrecer, não é mesmo? O que precisamos considerar é que o corpo funciona de forma semelhante a uma máquina. Para funcionar, precisa de energia. Logo, se você reduzir a oferta de energia o corpo trabalhará menos.



Mas, e as Reservas de Gordura?


Sim, todos nós temos uma grande reserva de gordura. Em uma pessoa de 70 kg que possua 15% do seu peso em gordura corporal tem aproximadamente 95000 kcal de energia sob a forma de gordura! Dá para sustentar um mês de academia sem comer um grama de comida! A questão é a seguinte:” então por que não conseguimos simplesmente usar essa reserva quando desejarmos?” A resposta é complexa. Energia é apenas uma das muitas funções que a gordura desempenha em nosso corpo. Ela serve como isolante térmico, matéria prima de hormônios esteroides, depósito de vitaminas, membranas celulares, protege os órgãos contra impactos e reveste as raízes nervosas. Porém, mesmo tendo tantas funções, não faz sentido acumularmos tanta gordura corporal. Emagrecer envolve mais do que simplesmente diminuir a quantidade de comida.


O Aumento do Gasto Energético


Para romper esse “modo econômico” que o corpo aciona precisamos primeiramente tomar consciência de que não pode faltar energia para o metabolismo, logo, um planejamento alimentar é necessário a fim de prevenir qualquer falha. Claro, um nutricionista vai te ajudar nesse sentido. Até porque a dieta tem o propósito de ofertar de maneira equilibrada todos os nutrientes necessários para uma vida saudável. A perda de gordura corporal ocorre quando aumentamos o gasto energético. Isso ocorre com a prática regular de exercícios físicos. Não demora muito para você perceber que o seu ganho de peso ocorreu quando você abandonou a prática de atividades físicas. Resgatar este estilo de vida promoverá a perda de peso principalmente sobre as reservas de gordura. Veja, a regularidade é tão importante quanto a escolha do exercício físico. De nada adianta treinar “dia sim, dia não”. Tem que ter em mente que você não come “dia sim, dia não”, não é mesmo? Encarar o problema com prioridade é o primeiro passo para o sucesso na resolução. Opte por exercícios que mobilizem grandes grupos musculares, combine exercícios aeróbios com exercícios de musculação. Enquanto os aeróbios melhoram a habilidade de queimar gorduras como fonte de energia a musculação previne a perda de massa muscular e aumenta o gasto calórico em repouso. Entenda que o exercício físico precisa fazer parte da sua vida diariamente, assim como beber água, comer e dormir.

Vai cortar alguma coisa? Corta a preguiça!

1 Comment


sonia
sonia
Nov 02, 2022

Boa tarde, Victor!

Hoje li o seu texto intitulado "Cortar calorias funciona?"

Tenho um segredinho a te contar; desde que voltei do parto de minha primeira filha, procuro controlar meu peso. Isso faz aproximadamente 42 anos. Já experimentei algumas dietas e realmente o que penso funcionar é uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios, conforme você sabiamente cita nesse texto.

Você está 100% correto! Não existe milagre! Pular refeições e cortar determinados alimentos não fazem parte de minha rotina, mesmo assim, vivo sempre de olho.

Seus conhecimentos são valorosos e suas explicações bastante claras!

Obrigada por nos brindar com ciência numa seara onde especulações fazem suas vítimas todos os dias! Sucesso!

Like

Buscando um nutricionista?

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta 9h - 19h || Sábado 9h - 13h

Precisando de um nutricionista?

bottom of page