top of page

Os Riscos da Cantina Escolar

  • Foto do escritor: Victor Tarini
    Victor Tarini
  • 5 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

Se tem uma coisa que alegra a meninada no que diz respeito à escola é levar dinheiro para comprar lanche! Sabe aquela sensação de satisfação, misturada com euforia e expectativa que sentimos quando saímos de casa com o objetivo de comprarmos algo para nós? Pois é. Tal sensação nos pequenos só é superada pela hora de comprar figurinhas da copa! Mas, já se perguntou se é seguro deixar que a criança faça a escolha sobre aquilo que irá comer no lanche da escola? Ainda que a escola ofereça opções “saudáveis”, será mesmo que a criança fará a escolha mais saudável?




Vejamos então os prós e os contras de dar dinheiro para as crianças fazerem suas escolhas alimentares:


Prós

  1. Ter menos trabalho antes de sair de casa para a escola afinal;

  2. Não precisará levar lancheira;

  3. Não terá que quebrar a cabeça no supermercado pensando sobre as opções de lanchinhos saudáveis;

  4. Iniciar o aprendizado de como lidar com dinheiro/ cartões com as crianças.


Contras

  1. Não ter controle sobre aquilo que as crianças estão comprando;

  2. Estimular o consumo de produtos industrializados;

  3. Estimular a compra de comida rápida e pronta.


A princípio, as duas listas apresentam argumentos fortes, então cabe aqui uma explanação com um olhar técnico sobre o assunto. Como temos observado frequentemente, o tempo parece ter outro significado “durar menos”. Apesar das tecnologias a serviço do nosso bem-estar, temos feito menos a cada dia. Quase não sobra tempo para fazermos as coisas básicas como preparar refeições, arrumar a casa, cuidar dos bichos, sentar-se à mesa em família, pois, o tempo todo parecem surgir novas necessidades que nos consomem por completo. Quer um exemplo? “Maratonar séries”, acompanhar as redes sociais, assistir a vídeos intermináveis em plataformas digitais etc. Tudo parece ter mais importância do que as nossas atividades diárias. O que inclui a disposição e o tempo disponível para preparar as refeições.


A causa mais comum para o descontrole de peso corporal está em substituir a comida preparada em casa por comida comprada pronta! Esta constatação que apresento aqui após anos de experiência em consultório é confirmada todos os dias, pelos relatos de pacientes que estão buscando um estilo de vida mais saudável. “...mas doutor, eu não tenho tempo de cozinhar e perto do meu trabalho tem um restaurante que faz uma comida caseira...” Ora, se fosse assim, não haveria motivo para você querer emagrecer, não é mesmo?




Assim como os restaurantes de fast food, os que vendem “comida caseira” o fazem para ganhar dinheiro. Trata-se de um negócio. Portanto, se a comida não for “saborosa”, não vende. Não dá para controlar o processo de produção dos alimentos como se fosse na sua casa. Haverá sim mais sódio, mais gorduras, mais temperos prontos e naturalmente mais calorias se comparado aos alimentos preparados em casa sob os critérios de quem está fazendo dieta.


Agora pense no lanchinho comprado em lanchonetes, será que o processo é diferente? Receio que não. Portanto, além do que se possa pensar sobre as desvantagens de se comprar lanche ao invés de fazer em casa, existe ainda o fato de estar ensinando à criança um hábito que lhe trará problemas com sobrepeso no futuro. O hábito de comprar comida pronta porque é rápido, prático e gostoso.


Ensinar a criança sobre comer de maneira saudável não a tornará uma pessoa esquisita que leva coisas esquisitas para comer no lanche, até porque o lanche feito em casa pode ser bastante comum como um pão com queijo, uma mexerica e água. A propósito, levar biscoito recheado e suco de caixinha é a mesma coisa que comprar na lanchonete, não é mesmo?


Não precisa forçar a barra empurrando cenoura e brócolis com ovo cozido. Basta ter em mente uma regra simples: “Uma boa fonte de amido como o pão, um derivado de leite como uma fatia de queijo, uma fruta e água”. Afinal de contas, este lanche deve estar entre o café da manhã e o almoço (para quem estuda de manhã) ou entre o almoço e o jantar (para quem estuda à tarde), certo?


Sucos naturais e achocolatados não são (nem de longe) opções saudáveis para se levar no lanche. Os sucos de frutas são coados, portanto quase isentos de fibras alimentares, restando apenas água e frutose, que é o mesmo que água com açúcar. Só serve para fazer picos de insulina, nada mais. Se acha que estou exagerando, um copo de 300 ml de suco de laranja usa 6 laranjas e meia. Muito fácil beber, não é mesmo? Difícil é comer seis laranjas e meia...



Já os achocolatados apresentam doses maciças de sódio e açúcar. Se consumidos com muita frequência podem promover o diabetes e a hipertensão. Podemos evitar, não é mesmo? Veja, evitar não é a mesma coisa que “nunca mais vou tomar”! Mas se consumir esporadicamente não há problema algum. Assim como, “de vez em quando” comprar uma guloseima na escola também não vai te matar.


O que buscamos é a disciplina alimentar na maioria dos dias da semana. Tornar eventual o consumo de alimentos que, se consumidos com frequência, certamente farão mal à saúde.

Olha lá hein! Ainda é mais barato prevenir problemas de saúde do que remediar!

Comentarios


Buscando um nutricionista?

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta 9h - 19h || Sábado 9h - 13h

Precisando de um nutricionista?

bottom of page